top of page

SONOFF iHOST

Se na tua casa inteligente privilegias controlo local e privacidade, então o SONOFF iHost é a escolha certa para ti.

Após testá-lo em diferentes cenários, aqui está a análise detalhada sobre o que este dispositivo tem a oferecer.





Design e Primeiras Impressões

O SONOFF iHost tem um design compacto e minimalista, em linha com outros produtos da marca. O acabamento em branco com detalhes discretos garante que ele se encaixe facilmente em qualquer ambiente, seja em uma sala moderna ou em um espaço mais tradicional. É um dispositivo visualmente neutro, mas funcional.


Na frente temos um enorme indicador LED que serve para nos ajudar a perceber o estado do iHost.


Na parte traseira, encontramos as portas essenciais: entrada de energia por USB-C, botão de reset, porta Ethernet e USB.


E por fim do topo encontramos botões para ativar/desativar o modo segurança, botão de silêncio/mute, botão para emparelhar diretamente dispositivos zigbee, botão de ligar e microfone.


Funcionalidades e Integração


O grande destaque do iHost é sua capacidade de atuar como uma central local de automação, eliminando a necessidade de dependência de servidores na nuvem. Isso não só aumenta a privacidade, como também reduz latências na execução de comandos.

NOTA: os dispositivos Zigbee adicionados diretamente ao iHost não serão visiveis na app da eWelink.


Principais Recursos:
  • Controlo Local: Todos os dispositivos emparelhados diretamente ao iHost funcionam sem necessidade de internet.

  • Compatibilidade: O iHost suporta Zigbee 3.0, Wi-Fi, Matter e Matter bridge, o que o torna compatível com a vasta maioria dos dispositivos SONOFF e de outras marcas que usam os mesmos padrões.

  • Motor de automações: Criação de cenários e automações como a integração de sensores para personalizar a automação de acordo com as preferências do utilizador.

  • Extensões: Possui suporte para plugins de terceiros, ampliando as possibilidades de integração. Exemplos, Homebridge, Home Assistant e Node RED

  • Backup e Restauração: Ferramentas para garantir que suas configurações estejam seguras.


Interface


A interface do iHost é intuitiva e bem organizada. No entanto, visto o conceito do iHost ser o seu funcionamento totalmente local, o acesso a ele tem que ser feito através de uma página web no browser.

Para aceder pode ser através de duas formas:


Depois de fazer o login, todo o controlo é realizado através das opções do menu à esquerda.


Menu iHost
Menu iHost

Na página principal é possível ver e controlar todos os dispositivos associados ao iHost.

Dashboard iHost
Dashboard iHost

Adicionar dispositivos Zigbee, Matter ou eWelink Remote é também possível, clicando no botão de adicionar "+".

Adicionar novos dispositivos
Adicionar novos dispositivos


No menu de Scenes (cenários) podemos criar os próprios cenários a serem executados manualmente ou então automações. Neste exemplo simples, quando o sensor de movimento for acionado, então liga a luz da cozinha.

Motor de automações
Motor de automações

Podemos ainda definir um sistema de alarme para quando estivermos fora de casa. Neste menu podemos configurar cada uma das opções: Modo para quando estamos em casa, modo para quando estamos fora e modo para quando estamos a dormir. Aqui podemos escolher quais os sensores que irão fazer disparar o alarme (pequena sirena embutida dentro do iHost).

Configuração sistema de alarme
Configuração sistema de alarme

No menu CAST temos a possibilidade de construir facilmente dashboards para o nosso iHost. Estes dashboards poderão depois serem utilizados para aceder diretamente aos dispositivos, quer seja no computador, telemóvel ou tablet.


Dashboard CAST
Dashboard CAST
Addons iHost
Addons iHost

Temos ainda o menu dos addons ou plugins. Esta é a minha parte favorita do iHost pois podemos aumentar a sua capacidade com novas funcionalidades. Neste menu podemos instalar addons como:

  • eWelink SmartHome: Este addon vai permitir exportar os dispositivos que estejam habilitados com a opção LAN-Control para dentro do iHost. Esta opção pode ser selecionada nas definições do dispositivo na app da eWelink.

  • Paral-Sync: Este addon é indicado para quem já tem também um NS Panel Pro da SONOFF com dispositivos zigbee associados. O objectivo deste addon é exportar os dispositivos zigbee associados ao NS Panel Pro para dentro do iHost.

  • Homebridge/Homebridge: Quem tem ecossistema de casa inteligente Apple, o Apple Homekit, já ouviu falar de homebridge. Homebridge é uma ponte que pode ser adicionado ao apple homekit e expor dispositivos não certificados pela apple. Com este addon é possível ter dispositivos SONOFF ou outros, como tuya, shelly no Apple Homekit de forma simples.

  • Home Assistant: A plataforma mais completa de automação de casas. É opensource, tem uma enorme comunidade e é compatível com centenas de produtos. Permite ainda criar os próprios dashboards, automações complexas entre muitas outras coisas.


Além de tudo isto, o SONOFF iHost é também um Hub Matter e um Matter bridge.


Hub Matter
Hub Matter
Hub Matter

Isto significa que é possível adicionar dispositivos de outras marcas, diretamente no iHost, através do protocolo Matter.


Matter Bridge

Matter Bridge
Matter Bridge

O iHost é também um Matter bridge, dando assim a possibilidade de expor os dispostivos associados para outros ecossistemas como Tuya, Alexa, Google, Apple Homekit, SmarttThings ou Home Assistant.




Conclusão


Como podemos verificar o iHost permite controlarmos totalmente a nossa casa inteligente, de uma forma local, sem depender da cloud de terceiros.

É uma central de automação muito completa permitindo adicionar dispositivos de diferentes tipos como Zigbee, Matter, eWelink Remote, SONOFF WI-FI.

Para quem procura uma solução do género, com muitas opções incluindo a possibilidade de adicionar add-ons como Home Assistant ou Homebridge é uma excelente opção.


bottom of page